O governo do presidente Lula decidiu não participar da audiência pública marcada para 6 de julho, nos Estados Unidos, que discutirá a proposta de aplicação de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros.
Segundo integrantes do Planalto, a decisão foi tomada porque o Brasil já mantém um canal direto de negociação com o governo Donald Trump desde o encontro entre os dois presidentes na Casa Branca, em maio. Por esse mecanismo, representantes brasileiros têm apresentado argumentos contrários à medida.
A audiência ganhou destaque após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciar que se inscreveu para discursar contra o tarifaço. Auxiliares do governo avaliam que a participação do parlamentar tem motivação política e busca afastar críticas sobre a relação do bolsonarismo com a medida.
